quinta-feira, 16 de junho de 2011

A vida e o Futebol - Seriam reflexos?

Na vida, para caminharmos em frente, nos cercamos de pessoas, pais, filhos, amigos, "amigos", amigas, "amigas", esposas, ex-esposas, namoradas, ex-namoradas, adversários, inimigos, etc...

Podemos  comparar a vida ao futebol, onde ora jogamos verticalizados, no ataque, contra nossos inimigos, adversários, sobrepondo-se a eles.
Por vezes amornamos o jogo, reduzimos o ímpeto, tocamos lateralmente, deixamos o tempo passar sem qualquer perspectiva, no deixa a vida me levar, ao lado de nossos "amigos" e "amigas", que assim levam suas vidas.
Em outros momentos, jogamos na defesa, recuamos, sabemos de nossas fraquezas, reconhecemos o poderio de nosso adversário, ou simplesmente respeitamos aqueles a quem não podemos transpor e nesses momentos, nos aproximamos mais daqueles que armam a nossa defesa, que seguram efetivamente o jogo, nossos filhos, esposas, namoradas, pais etc...

O difícil mesmo, é encontrar o equilíbrio, aquele que os comentaristas gostam de dizer que falta ao time do Inter, o equilíbrio entre a defesa, meio campo e ataque. A metáfora do lençol curto, se cobrir a cabeça, sobram os pés de fora.

Se não soubermos o momento de avançarmos na vida, ficaremos sempre jogando lateralmente, tocando para trás, novamente o atual time do Inter, sem perspectiva, sem sabermos onde queremos chegar.

Se não tivermos um foco, o gol, seremos o que, simples trabalhadores desempenhando sempre as mesmas tarefas, sem querer subir um degrau. É um degrau apenas, pois  dois de uma só vez, pode dar um tombo grande.

Um degrau e novamente buscar o equilíbrio, manter-se com força, ter maior domínio de bola, retenção de bola, o futebol novamente. Uma vez dominado este espaço, preparar-se para outro pulo, outro degrau, quem sabe, entrar na área do adversário, mostrar suas características, suas aptidões, mostrar sua cara, impor-se. Ai, quando menos o adversário espera, você vai lá e.......goooooooolllllllllll. Subiu mais uma posição mais uma função, mais um degrau.

É gente, se queres chegar a algum lugar, primeiro domine aquele que você está, prepare alguém para estar ali, defendendo o seu lugar enquando você estiver lá na frente conquistando outro espaço.

Ninguém nesta vida, alcança o topo sozinho, você pode até pensar que pode, mas não entre nessa. Leve com você, o apoio de seus amigos, daqueles  que você preparou, aqueles em quem você confia, pois eles te darão a base para manter-se lá em cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário